A evolução da saúde feminina e os cuidados das gestantes
Além de acompanhar o pré-natal, Dr. João Paulo é responsável por solicitar exames clínicos, exames complementares, checagens médicas e é na maioria das vezes o personagem central pelo momento do parto.
A obstetrícia trata ainda dos primeiros 28 dias de vida da criança, ele fica “ao lado”, acompanhando e fornecendo assistência a paciente. Sendo o objetivo tanto da obstetrícia como da ginecologia é garantir a qualidade de vida da paciente nos seus períodos mais importantes.
Prezando sempre pela humanização, o obstetra esclarece as dúvidas sobre quais tipos de parto poderá ocorrer (cesárea ou normal). Auxiliando a mãe no momento da lactação com informações quanto à amamentação.
Principais exames do período gestacional
Alguns sinais físicos acontecem durante as 4 primeiras semanas da gestação, podendo alguns serem confundidos com a TPM, e são:
- Atraso da menstruação;
- Corrimento vaginal cor-de-rosa;
- Corrimento mais espesso;
- Enjoo matinal, vômitos e náuseas;
- Cólica ou inchaço abdominal;
- Sono e cansaço fácil;
- Aumento das mamas, escurecimento da auréola e sensibilidade na região;
- Aumento na frequência urinária;
- Dor no fundo das costas;
- Humor oscilando;
- Dor de cabeça e tonturas
- Desejo de comidas diferentes.
- Hemograma
- Tipo sanguíneo e fator Rh
- Glicose em jejum
- Exame para identificar infecções
- Exame de urina e urocultura
- Ultrassom
- Exames ginecológicos (Papanicolau, por exemplo)
Caso se observe algum nível de risco na gestação, são realizados outros exames, principalmente em mulheres acima dos 35 anos e maior em obesas, diabéticas ou fumantes. Contudo, existem conjuntos de sintomas e enfermidades que somente após o nascimento são identificadas. Veja mais sobre gravidez de risco em nosso blog.